quarta-feira, 17 de abril de 2013

On the Road


Sal Paradise é um jovem escritor tentando lançar um livro, porém com a morte do pai o mundo acaba para ele, junto com toda sua inspiração e motivação de vida. Até conhecer Dean Moriarty, um jovem sedento por vida e amante da liberdade. Juntos eles pegam a estrada, atravessam o país e, mesmo sem dinheiro, vivem as experiências mais loucas, tudo à base de muito sexo, drogas e... jazz. Em 1951 Jack Kerouac escreveu em sua máquina de escrever o livro que, simplesmente, virou a "bíblia" dos jovens do Movimento Beat, entre o final da década de 50 e início de 60. Jovens passaram a cruzar as estradas de EUA, fazendo os mesmos caminhos que os personagens de On the Road, sendo motivados a buscar as mesmas paisagens fantásticas descritas. O mais surpreendente no livro é saber que não é uma mera história, são situações vividas pelo autor e seus amigos. Dean foi inspirado em Neal Cassady e até a Marylou, uma adolescente de 16 anos casada com Dean, existiu de fato, o que faz a história ficar mais envolvente.



Jack escreveu a primeira versão, que teve inúmeras alterações exigidas pelos editores, entorpecido por benzedrina e café, conseguindo assim terminar a obra em três semanas. Ele usou uma série de folhas de papel manteiga, cortadas e coladas com fita , para não ter que ficar trocando de folhas a todo instante, escrevia ininterruptamente, em prosa espontânea.

Ele costumava dizer que era uma técnica parecida com a do fluxo da consciência, sem preocupações de organizar, necessariamente, as palavras em parágrafos. Quando se está lendo o início do livro é meio confuso, são muitas informações dadas de uma vez só e, para quem está acostumado com a literatura tradicional, dá para se perder no meio das histórias que se enlaçam. Mas depois de se acostumar com a leitura conseguimos enxergar as cenas de uma forma mágica, como se estivéssemos participando delas, pois o autor descreve tudo com exatidão. Os sentimentos dos personagens viram seus, e então, o que era antes difícil de absorver, fica muito claro e nítido. A sensação é de estar entre uma conversa viva e rica com um velho amigo viajante, cheia de detalhes e informações.



Para entender melhor o livro é importante conhecer um pouco da cultura americana e, principalmente, a década de 50, pois o livro se baseia em uma época em que havia muitas restrições e tabus, onde mulheres ainda tinham que ser vistas como excelentes donas de casas, e pessoas tinham costumes diferentes dos atuais. Mas há uma intensidade contida, o que é bem atual entre os jovens, pois, independente da época, sempre haverá pessoas buscando extravassar seus sentimentos adormecidos, procurando nas estradas experiências e sabedoria, em busca até mesmo do seu próprio eu.



" Sempre rastejando atrás de pessoas que me interessam, porque, para mim, pessoas mesmo são os loucos, os que estão loucos para viver, loucos para falar, loucos para serem salvos, que querem tudo ao mesmo tempo, aqueles que nunca bocejam e jamais dizem coisas comuns, mas queimam, queimam, queimam como fabulosos fogos de artifício."



" Qual é sua estrada, homem?... A es­trada do místico, a estrada do louco, a estrada do arco-íris, a estrada marítima, qualquer estrada... Há sempre uma es­trada em qualquer lugar, pra qualquer pessoa, em qualquer circunstância." - On the Road


Curiosidades sobre On the Road:

  •  Ano passado foi lançado no cinema o filme com o mesmo nome, que na versão brasileira recebeu o nome "Na estrada". O filme reproduz as principais cenas do livro, como a cena em que Dean, Sal e Marylou viajam nus dentro do carro.
  • Kristen Stewart faz parte do elenco interpretando a loirinha Marylou. A atriz já havia entrado para o elenco do filme antes de ficar conhecida como a Bella de "Crepusculo". Em conversa com o diretor, Kristen declarou ser fã do livro e que faria qualquer coisa para participar do elenco. Na época ela tinha entre 16 e 17 anos, a mesma idade da personagem, entretanto atrasos na produção fizeram com que as filmagens começassem apenas quando a atriz já era bastante conhecida.
  •  A musica "Firework" da cantora americana Katy Perry foi inspirada no primeiro trecho do livro citado acima. On the Road é o livro favorito de seu ex-esposo Russell Brand.
  •  O ator americano Johnny Depp recusou na década de 90 uma proposta para interpretar Sal Paradise nos cinemas.
  • Alice Braga, atriz brasileira, interpreta Terry, namorada de Sal. A atriz disse ter lido On the Road aos 17 anos e por isso ficou emocionada com o convite.


Por: Ana Cláudia Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário