quarta-feira, 17 de abril de 2013

Grupo Raízes da Toca

O prazer de Cantar



Em entrevista exclusiva, o Grupo Raízes da Toca falou sobre seus projetos, trajetória, compromisso com os fãs e a correria do dia a dia nesta carreira.
Nada é fácil, eles precisam se desdobrar para conciliar trabalho com a musica, não da para viver só do grupo por enquanto. Gostam do que fazem e pretendem um dia viver apenas disso. A grande paixão de cada um dos sete integrantes é a música, é passar alegria e ver os fãs cantando junto com eles.  De família humilde, os moradores do Grajaú criaram o grupo em uma brincadeira entre amigos, que acabou dando certo.


Como surgiu o grupo?
Surgiu de uma brincadeira em uma festa de um amigo, fomos tocar para animar a festa. O pessoal se animou tanto que acabamos dando continuidade aos eventos, quando demos por si, já estávamos com a aparelhagem de som, instrumentos novos e projetos para o futuro do grupo. Foi tudo muito rápido.

 Qual o motivo da escolha do nome "Raízes da Toca"?
Foi porque só tocávamos em festinhas, em nossas residências, tudo muito reservado e tocamos muitas musicas de raiz ( samba de raiz) ai juntamos as coisas e formou este nome raízes (Pelo fato de tocarmos sambas antigos e de sermos discretos.

O que sentem quando estão no palco?
No começo de todo show ficamos todos meio tensos, pelo fato de ter muita responsabilidade, não podemos errar a melodia, enfim tudo isso se junta e da um certo nervosismo no inicio, mas quando começamos o show e olhamos o público cantando com a gente, isso vai embora e só fica a alegria de estar animando a galera.

Já tem fãs?
Sim, de inicio eram só os familiares, agora já temos um público que gosta de nosso trabalho.


O que acha que vai mudar na vida de vocês quando forem reconhecidos nacionalmente?
 Deve mudar muita coisa, mas vamos esperar acontecer para podermos pensar nisso. Por enquanto pensamos apenas em fazer a alegria do nosso público com nossas apresentações.


Vocês se classificam como sambistas ou pagodeiros? Incomodam-se com este tipo de rótulo?
  Pagodeiros, pois são ritmos diferenciados, sambista já lembra mais os carnavais, sambas enredos. Incomodo nenhum, somos chamados pelo público de pagodeiros, é gratificante ouvir isso vindo dos nossos fãs.

Na opinião de vocês, o pagode é discriminado?
 Não. Pelo contrário está muito aceito, hoje em dia só se fala em pagode. Se repararmos bem, todas as casas de shows tem um evento relacionado a pagode.

Pretendem gravar DVD, CD? Já tem algo em vista?
Sim. Estamos com algumas musicas em estudos e pretendemos gravar um “Cd demo” Cd de demonstração para podermos divulgar o nosso trabalho.

Vocês possuem algum lugar fixo para se apresentar?
Estávamos com um lugar fixo na Barra da Tijuca, era um bar, tocávamos todos os sábados, porém como a nossa agenda estava ficando muito cheia, tivemos que abrir mão deste espaço, para poder fazer a divulgação em outros lugares.

Já conseguem viver apenas desta profissão?
Não, todos nós trabalhamos e levamos isso apenas como um hobby. Todos nós gostamos de tocar pagode, porem ainda não encaramos isso como uma profissão, quem sabe no futuro possamos fazer isso.


Qual foi o momento mais emocionante da carreira de vocês?
Foi no dia em que fizemos um evento nosso em Vila Isabel, ver a galera cantando com a gente, dançando com seu par, foi emocionante. Foi tão bom que agora a gente faz este evento de quinze em quinze dias nesta mesma casa de show. O povo pediu bis.

Qual foi o show que mais marcou até hoje?
Quando tocamos com o grupo “Ta na mente”, na quadra do salgueiro. Gostamos muito deste grupo e tivemos a oportunidade de estarmos ao lado deles tocando e cantando. Foi um dia inesquecível para todos nós. Logo depois cantamos com o grupo “Sociedade do samba”, “Conexão batuque” entre outros. Tudo isso ficará guardado para sempre.

Que tipo de musica costumam tocar?
 Todos os ritmos, samba, pagode, axé, sertanejo, somos um grupo muito observador, quando um ritmo não está animando o público, tentamos variar para animar a todos, mas isso é geralmente em festas, quando é palco, o público gosta de todos os ritmos.

Quais os nomes dos integrantes e suas respectivas funções?
Vamos Lá: Marlon (Vocalista e Banjo), Jhon-jhon ( Cavaquinho e Coral), Thiaguinho (Pandeiro e Coral), Tiano (Reco Reco e Coral), Tião (Surdo), Tatal (Tantan e Coral), Alde (Percussão geral) e na Supervisão de palco Juninho (Produção do Grupo).

Deixe o seu recado para a galera.
 Deixamos nossos abraços e um grande beijo. Obrigado pela oportunidade de estarmos contando um pouquinho de nossa história e espero que todos nos acompanhem sempre, indo a shows, pela internet, rádio, por todos os canais de comunicação, ta ok?! Muito obrigado mesmo.



                                  www.raizesdatoca.com.br

 Por Stéphanie Parreira                       

Nenhum comentário:

Postar um comentário