quarta-feira, 17 de abril de 2013

O Tradicional conto de fadas “Branca de Neve” continua encantando a garotada


Espetáculo infantil no Teatro Abel, premia à tarde dos fins de semana de Abril do público infantil em Niterói



Apesar de ser bastante conhecida entre as crianças, de estar presente em livros e fazer parte das histórias contadas pelos pais na hora de dormir, o conto ”Branca de Neve” não perde sua capacidade de arrastar públicos para o palco através de remontagens cada vez mais dinâmicas e inseridas de contemporaneidade.

Especula-se que o texto original dos irmãos Grimm, publicado entre os anos de 1812 e 1822, num livro com vários outras fábulas “Contos de Fada para Crianças e Adultos”, foi mantido pela tradição oral desde a Idade Media: “Há muitos anos, num distante reino, vivia um rei com sua filhinha chamada Branca de Neve. Passado algum tempo o rei enviuvou. Mais tarde voltou a se casar com uma mulher belíssima, mas extremamente cruel e, além disso, feiticeira. Desde o primeiro dia, tratou muito mal sua enteada. Quando o rei morreu, a feiticeira vendo que Branca de Neve estava cada vez mais bonita obrigou a menina a fazer todo trabalho de casa. A Rainha tinha um espelho mágico e todos os dias lhe perguntava quem era a mulher mais bela do mundo. Todas às vezes, o espelho respondia que era ela. Um dia, ao fazer a habitual pergunta, o espelho respondeu: -Tu és bela, mas Branca de Neve é muito mais”.


O renomado grupo de Teatro Papel Crepon, trouxe para o palco do Teatro Abel em Niterói, no último Domingo, a mais nova versão do clássico infantil, tendo em seu elenco a participação de alunos da oficina de teatro infantil do grupo. Com um texto mais despojado e com pitadas de comédia, a peça conseguiu manter as crianças atentas e interagidas com o palco.  O Diretor da companhia de teatro, Eduard Roessler, interpretando a Bruxa malvada no momento da transformação, fez uso de metalinguagem para arrancar gargalhadas dos pais que prestigiavam o evento.

No final do espetáculo, o elenco se reuniu para tirar fotos com as crianças que se deliciavam com as fantasias dos personagens e a possibilidade de fazer parte daquele mundo mágico. Vitória Loureiro, avó de Sofia (5 anos) e Augusto ( 3 anos) declara sua paixão por conto de fadas: “ Acho importante propiciar aos meus netos esse contato com o mundo lúdico, eles ficam radiantes e acabam tendo historia para contar para os amiguinhos no colégio, alem de chegarem em casa cansados, prontos para dormir.”
A peça permanecerá em cartaz ate 22 de Abril com classificação livre. O Teatro Abel fica na Rua Mário Alves, 2, em Icaraí- Niterói. O ingresso para o espetáculo custa R$ 40, sendo R$ 30 com filipeta. Para outras informações, o telefone do teatro é o 2711-4657.






Por Sabryna Stelita



Nenhum comentário:

Postar um comentário