quarta-feira, 17 de abril de 2013

Expressão Fotográfica


              A transformação da sociedade documentada através de imagens

Expor com riqueza de detalhes, em determinados momentos não é possível apenas com palavras, às vezes precisa de um complemento, e este virando a forma de expressão principal. É isso que a exposição “Um olhar sobre o Brasil. A fotografia na construção da imagem nação” quer transmitir, uma relação da fotografia com estas micro histórias.


O objetivo do curador Boris Kossoy, e a curadoria adjunta Lilia Moritz Schwarcz, é mostrar de uma forma crítica, documental e artística às mudanças que a sociedade viveu. A exposição mostra um registro fotográfico de 170 anos de história do país. Com mais de 350 imagens de diferentes acervos, sendo elas privadas ou públicas, seguem quatro eixos principais: política, sociedade, cultura/artes e cenários. Estes 4 eixos temáticos querem mesclar as fotografias com textos que o acompanham, indo além de legendas normais e retirando a simplicidade do conteúdo.


Seguindo em frente chegamos as fotos da mostra, imagens belíssimas, e com uma riqueza de conteúdo sem igual, como na foto de Jean Manzon com o título de “O sonho no papel” a imagem de 1957, Juscelino Kubitschek e Lúcio Costa Analisam o plano piloto de Brasília. No ano seguinte com autoria de Marcel Gautherot, retrata o congresso nacional em construção. Em 1964 uma data histórica, no Rio de Janeiro, os militares tomam o poder, foto mostra um tanque invadindo o parque Guinle.

Renan é um estudante de fotografia, estava admirado com a exposição. Perguntado sobre o que achou da mesma, não tinha palavras para transmitir o que sentia, respirou um pouco e disse que é uma forma de expressão tanto do fotografo que as tirou como da sociedade e também a que mais se identifica. Indagado sobre a foto que mais gostou, disse que entre muitas, uma o chocou, foi a de 1964 em Brasília, O presidente Jânio Quadros condecora o ministro cubano Che Guevara, esta chamada de Grã-Cruz da ordem nacional do cruzeiro do sul, a mais importante condecoração brasileira atribuída a cidadãos estrangeiros.



A exposição fica aberta ao público até o dia 21 de abril, no espaço CCBB no centro da cidade, na rua Primeiro de Março número 66, de terça a domingo, das 9 até 21 horas, a classificação é livre, e a entrada é franca.









Por: Thales Abreu

Nenhum comentário:

Postar um comentário