terça-feira, 20 de maio de 2014

O Universo Surreal de Dalí desembarca no Brasil


O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB), no centro do Rio, recebe a partir do dia 29 de maio até setembro a exposição do conceituado pintor espanhol Salvador Dalí.


A mostra fica localizada no primeiro andar do prédio e irá englobar diversas fases criativas do artista como suas primeiras pinturas, seu período cubista, obras que expõe o seu interesse pelos pintores metafísicos e grande destaque principalmente para o seu período surrealista, que o consagrou como um dos principais representantes desse movimento.
O acervo faz parte do Teatro-Museu Dalí de Figueras, que fica localizado na Espanha, cidade natal do pintor. De passagem por aqui, irá promover a maior exposição do artista no Brasil, contendo contém 285 peças, dentre elas esculturas, pinturas, documentos, pertences pessoais, desenhos e quadros originais.

Dentre as obras que poderão ser contempladas nesta visita estão as esculturas, 'Homem sobre o Golfinho', 'Perseo', 'Trajano a Cavalo', 'Mulher nua subindo a escada'. 'Elefante Cósmico', 'Gala Gradiva', ‘Dom Quixote Sentado’; Quanto aos trabalhos gráficos, destaca-se 'Fausto', 'Tricórnio', 'Gargantua’ e ‘Pantagruel', 'Bíblia Sagrada', além das mais famosas pinturas 'A Persistência da Memória', 'A Face da Guerra’, ‘Metamorfose de Narciso' e 'A Tentação de Santo Antônio'.

A exposição irá prover aos espectadores a oportunidade mergulhar no mundo onírico de Dalí, e conhecer a trajetória e o trabalho do excêntrico artista plástico, tanto na pintura, quanto nas esculturas.

Salvador Dalí foi o maior gênio e representante do Surrealismo e ficou muito famoso por suas pinturas provocativas e alucinógenas que as chamava de “sonhos fotográficos pintados à mão”.  Além disso, o espanhol era um grande promotor e exibicionista de si mesmo, com grandes bigodes arrebitados, tornou-se uma figura excentricamente conhecida, encenando happenings* muito antes deste termo existir. Dalí também criticou duramente diversos artistas e movimentos no seu livro ‘Libelo Contra a Arte Moderna’, oque se tornou praticamente uma bíblia de julgamentos à visão excessivamente estética e exata sobre à arte moderna.

A exposição no CCBB ficará aberta ao público num grande período entre os dias 29 de maio a 22 de setembro, uma ótima oportunidade de visitação para os turistas que estarão pela cidade durante o evento da Copa do mundo.
Em outubro a mostra será levada para o Instituto Tomie Ohtake, em São Paulo.


(forma de expressão das artes visuais onde o intuito é tirar a arte das telas e trazê-la para a vida)*




Por Ana Luisa Vieira

Nenhum comentário:

Postar um comentário