sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Documentário Janelas da Alma

Janela da Alma é um documentário dos diretores brasileiros João Jardim e Walter Carvalho, onde nos mostra, através de 19 depoimentos de pessoas com dificuldades visuais, as diversas formas de poder enxergar o mundo.
Percebemos então que a visão não é somente o ato de olhar, mas também inclui a percepção de mundo através dos sentimentos e emoções.

Dos diversos personagens mostrados durante o documentário, muitos já enxergaram algum dia e ainda conseguem lembrar com perfeição de algumas coisas, como praças, o mar etc...

Se puder dizer que exista algo de positivo em não enxergar, com certeza seria o fato do desenvolvimento de outros sentidos como a audição, tato e olfato. Em certo trecho do documentário existe um fotógrafo cego que tira belíssimas fotos. A sensibilidade do artista é incrível e mostra que ele consegue ver muito mais do que os olhos possam alcançar. Em outra parte, um deficiente visual total, relata que mesmo sem poder enxergar e sem ter a lembrança de como é o corpo feminino do ponto de vista visual, ele consegue ter sonhos eróticos e visualizar na sua imaginação tudo aquilo que ele consegue enxergar com o tato.

José Saramago levantou uma questão no documentário, na qual me fez pensar durante um tempo...
Para ele, as pessoas que enxergam também vivem uma cegueira, pois essa vida moderna em que levamos é tão corrida e são tantos os estímulos visuais que recebemos diariamente nos tornando insensíveis não sendo assim capaz de absorver a todos esses estímulos que nos são constantemente bombardeados a todo o tempo. Isto nos torna de certa forma cegos.
Também expõe que cegamos a imaginação e criatividade, pois a TV e o cinema já nos transmitem verdades empacotadas e prontas, o que nos tira o senso de crítico, fazendo-nos assimilar tudo o que eles transmitem.

Assisti há pouco tempo o filme ‘Ensaio Sobre a Cegueira’ onde Saramago é o autor, e todo seu contexto, mostra claramente essa visão em que descreveu no documentário. Assim pude compreender mais facilmente o seu ponto de vista e a forma como eles enxergam com os outros sentidos e não exclusivamente com os olhos.

Elenco:
Hermeto Pascoal, José Saramago, Paulo Cezar Lopes, Antonio Cícero,Wim Wenders, Eugen Bavcar, Marieta Severo, Carmela Gross, Jessica Silveira, João Ubaldo Ribeiro, Walter Lima Júnior, Oliver Sacks, Manoel de Barros, Arnaldo Godoy, Madalena Godoy, Marjut Rimminen, Agnès Varda, Hanna Schygulla, Raimunda da Conceição Filha.



Por: Ana Luisa Vieira




Nenhum comentário:

Postar um comentário